Arte, cultura, inovação, originalidade e atitude precursora. Alguns quesitos que o grupo cênico Estudarte vem apresentando em seus vinte e um anos de história. A trupe encontra-se em sua sétima temporada com o evento artístico “Pequenas Leituras”, com o terceiro episódio já confirmado para ser exibido no dia 26 de maio, às 16 horas, no Clube Foto de Volta Redonda, no sul fluminense.
Com entrada gratuita, o evento traz, a cada episódio, quatro integrantes do Estudarte escalados para a leitura dramatizada de mais de trinta cenas de curta duração e o resultado tem sido surpreendendo, tendo por base que o evento já completará cinco anos de existência e pausou apenas durante o período de isolamento social referente à pandemia do coronavírus.
Para o próximo episódio foram escalados os atores Gustavo Rabello, Júlia Werly, Lívian Helena e Lyan Martins, que projetarão vozes para as personagens que estiverem em cena, sob a direção de Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa responsável pelo evento.
Enquanto anunciam novas vagas para matrícula em sua oficina de atores, que acontecem semanalmente no Teatro Gacemss, o Estudarte se prepara para mais um projeto que foi anunciado pela empresa. “Quadrinhos Falados” está em pré-produção e será um canal de séries animadas, trazendo dublagem exercitada pelos integrantes do grupo cênico e envolvendo outros produtos também pertencentes à empresa.
-O projeto foi esboçado no início do ano e, em março teve a concepção de sua primeira série. Que se chamará “As Aventuras de Carpulicam”, trazendo algum saudosismo dos desenhos de décadas anteriores e um dinamismo visual que discursa também com a contemporaneidade das animações. Tudo de uma forma simples, engraçada e bastante reflexiva – adianta Rodrigo Hallvys, emocionado ao salientar que uma das personagens foi inspirada em Jhonatan dos Santos, membro honorário do Estudarte, que faleceu um dia após o anúncio oficial da produção na internet.
Segundo o diretor, o amigo estava empolgado com a série. “Ele havia aprovado o último episódio, que era o que eu já havia definido. Choramos juntos ao conversarmos como a série se encerraria. Uma das personagens foi desenhada com ele como inspiração e leva o nome de Jhonny, que era como eu o chamava”, explica, enxugando as lágrimas. Jhonatan faleceu, aos 28 anos, no dia 12 de abril, por complicações da dengue.
PEQUENAS LEITURAS
O evento tem um teor vanguardista por ser o primeiro a instalar produção fixa e mensal de circuito de leituras dramatizadas para o Sul Fluminense, o que é costumeiro apenas nos grandes centros urbanos das capitais brasileiras. Porém, se diferencia por apresentar cenas aleatórias de curta duração, abordando diversos temas a cada episódio e possibilitando os atores a exercitarem a criatividade vocal em diversas formas por apresentação.
-As cenas duram de dez segundos a dois minutos. São situações corriqueiras, algumas com teor dos memes que encontramos espalhados por redes sociais na internet. Na atual temporada estamos fazendo tudo com teor cômico, até para trazermos uma leveza quanto ao período de adaptação que estamos vivendo com o falecimento do Jhonny. A plateia acompanha, segue, se diverte, ri e muitas vezes também nos faz rir. Isso tudo enquanto os atores estão se exercitando publicamente – detalha Hallvys, explicando que o evento é parte integrante da oficina de atores, gerando oportunidade e preparo para os membros matriculados.
O Clube Fotofilatélico de Volta Redonda passou a abrigar o evento a partir da sétima temporada e o local também funciona como Museu do Trabalhismo Brasileiro, recebendo visitas agendadas.
Fotos: Divulgação/Maycon Lendel
Confira os próximos Artigos!