Os proprietários e gerentes de marcas das grandes empresas vêm buscando caminhos cada vez mais personalizados para oferecerem serviços e produtos que vão além das expectativas dos clientes e da concorrência em seus nichos. No mesmo sentido, pesquisas têm sido encomendadas e analisadas sobre como trazer tais diferenciais. Essas mesmas pesquisas apontam que a primeira impressão de um cliente em um espaço nunca antes visitado é o principal fator que irá determinar sua volta ao local e que em 85% dos casos é responsável por sua fidelização.
Dedicada à gestão de marcas, a empresária Danni Barreto tem sido a profissional de destaque no ramo que desenvolve esse diferencial através do marketing olfativo, uma das linhas de trabalho de sua empresa, a D’Sensoriall.
-Vamos compreender que em grande proporção, nosso sistema límbico é ativado muito mais rápido pelas condições do olfato do que os outros sentidos. Significa que uma pessoa tem a grande capacidade de ativar memórias e sensações gostosas vividas durante toda a sua trajetória e experiência de vida através dos aromas. Então consideremos a possiblidade de um novo cliente visitar a sua empresa ou receber o seu produto e, através do aroma ali inserido, ela tenha boas sensações através do olfato e, por isso, considere manter proximidade e fidelidade à marca da empresa – explica Danni Barreto.
Segundo ela, esse é o primeiro contato, sendo parte do primeiro passo na abertura do diálogo para com o cliente. “Portanto, ao considerar o olfato como parte integrante da experiência do potencial cliente, as instituições podem não apenas melhorar o conforto durante, por exemplo, a estadia do paciente. Porém, também podem fortalecer a relação a longo prazo e, ainda mais, que o cliente passe a recomendá-lo, criando uma rede de divulgação orgânica, eficaz e duradoura”, complementa.
A empresa de Danni tem atendido um ramo diversificado a ponto de ser inusitado. Fato que vem causando curiosidade em empresários espalhados por todo o país.
-Por exemplo, já houve caso que precisamos criar um aroma de pão com manteiga. Uma padaria nos solicitou que criássemos tal aroma para que durante todo o expediente parecesse que estava na hora da fornada do pão. Isso potencializou exponencialmente a quantidade de pessoas entrando na padaria para consumo. Outras empresas também do ramo alimentício pedem aromas que estimulem produtos que tragam, por exemplo, a lembrança de receitas de avós, buscando a memória afetiva da infância – comenta.
Ela ainda explica que dentro de um mesmo ramo existe uma variedade de possibilidades para o cliente ser alcançado. “Alguns lugares nos buscam pedindo aromas com base em lavanda. Sim, a base. Porque a paleta aromática de lavanda é muito diversificada, e a partir dela trabalhamos até chegar ao estímulo aromático que o cliente precisa dentro da identidade de sua empresa. Por isso encontramos tantos aromas diferentes de lavanda em produtos de supermercados, por exemplo”, explica.
A curiosidade sobre o trabalho da D’Sensoriall tem causado uma corrida no mundo empresarial com o foco de criar e manter o aumento do número de clientes de forma diferenciada e envolvente através do olfato. Seu atendimento tem sido virtual, ampliando as possibilidades para todo o país. Interessados podem buscar pelo whatsapp (24) 97403-3050 ou pela rede social da empresa.
Foto: Divulgação/Jana Machado
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