Foto: Divulgação
Duas semanas após apresentarem a décima primeira edição de seu festival de teatro, os atores do Grupo Cênico Estudarte anunciam algumas novidades que rechearão seu ano letivo em 2024. Dentre elas, a sétima temporada do Pequenas Leituras, que terá seu primeiro episódio em 24 de março, das 16h às 17h30 e em novo espaço: o Clube Fotofilatélico e Nunismático de Volta Redonda. A entrada permanecerá gratuita e o público só paga o que consumir no local.
-Fizemos seis temporadas em quinta-feira à noite. Foi uma questão a se comemorar, pois muitas vezes fomos indagados quanto a fazer evento durante a semana. Agora, vamos trocar de endereço e fazermos tardes de domingo culturais. O Pequenas Leituras é um evento que se adapta a quase todo espaço, então a instalação dele é bastante fluida. O Estudarte montará uma cantina simples na nova temporada, vendendo pipoca, bebidas e alguma guloseimas para criar um pequeno caixa para o festival que sempre produzimos – detalha Rodrigo Hallvys, diretor da trupe, que é produzida pela RH Soluções Artísticas.
Como de costume, Hallvys estará no episódio de abertura da temporada. E desta vez será acompanhado em cena pelos atores Isadora Andrade, Júlia Werly e Pedro Antônio, integrantes matriculados na Oficina de Atores Estudarte, que ocorre semanalmente no Gacemss. “Temos quatro turmas. Três turmas de adultos, que são separadas por nível de experiência técnica. E uma turma para jovens a partir de 16 anos. O Pequenas Leituras faz parte do conteúdo programático pelo qual os atores precisam passar antes de chegar ao palco com nosso festival de teatro.
A dinâmica do Pequenas Leituras continuará a mesma. Serão trinta diálogos e quatro monólogos apresentados em três blocos de leituras dramáticas, com dois pequenos intervalos, para os atores poderem descansar o aparelho vocal.
-É um trabalho delicioso. Sempre nos divertimos. Porém, exaure um pouco. O elenco recebe os roteiros faltando apenas uma hora para entrar em cena. Não dá para memorizar. Nós estudamos, definimos quem vai pegar cada personagem em cada roteiro, individualmente os atores propõe as vozes que utilizarão em cada cena e o restante é performático. O que sempre traz risadas à plateia – explica o diretor.
O episódio de abertura da nova temporada funcionará como comemoração pelos vinte e um anos de fundação do Estudarte, que, três dias após, estará completando tal idade. Exatamente no Dia Internacional do Teatro. Com tanta agenda, os projetos e eventos do grupo mantem-se firme na formação de atores.
Confira os próximos Artigos!